Os cabos de fibra óptica são filamentos de vidro (ou de materiais poliméricos) com capacidade de transmitir sinais digitais sob a forma de sinais luminosos.
Estes filamentos podem apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros na ordem de micrómetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros. Graças a essa característica, são cabos que conseguem ter uma velocidade ilimitada comparados com cabos eléctricos.
O seu uso é desejável quando existe a necessidade de transmitir dados para grandes distâncias.
Outra característica deste tipo de cabos é não sofrerem interferências de campos electromagnéticos.
Os cabos de fibra óptica são compostos por dois fios (um para a recepção e outro para a transmissão) formados por minúsculos cilindros de vidro. Possui duas camadas: Núcleo (vítreo) e Revestimento (Silicone).
Tipos de Fibra Óptica
Multimodo Degrau
Primeiro tipo de fibra óptica que surgiu, é o mais simples dos três, o núcleo e o revestimento estão claramente definidos.
O núcleo é formado por um único tipo de material, tendo índice de refracção constante, e um diâmetro variável. Os raios de luz reflectem no revestimento em vários ângulos, resultando em comprimentos de caminhos diferentes para o sinal. Isto causa o espalhamento do sinal ao longo do cabo e limita a largura de banda do cabo.
Este fenómeno é chamado de dispersão modal. A atenuação é alta, fazendo com as fibras sejam utilizadas em transmissão de dados em curtas distâncias
Banda: até 35 Mhz.km
Núcleo: entre 50 e 400 mm
Atenuação: maior que 5 dB/km
Multimodo Refração Gradual
Neste tipo de fibra óptica, o núcleo e o revestimento são alterados para criar índices de refracção diferentes. Os sinais luminosos viajam no eixo do cabo encontrando uma grande refracção, tendo uma velocidade de transmissão baixa.
Os raios que viajam na mesma direcção do cabo tendo um índice de refracção menor e são propagados mais rapidamente. Assim, todos os modos do sinal poderão viajar a uma mesma velocidade no cabo, de maneira a reduzir a dispersão. É normalmente utilizada nas telecomunicações.
Núcleo: entre 125 e 50 mm
Atenuação: 3 dB/km
Banda: até 500 Mhz.km
Monomodo
Com um diâmetro de núcleo pequeno, o índice núcleo/revestimento permite que apenas um modo seja propagado através da fibra, o que diminui a dispersão do pulso luminoso.
A emissão de sinais em fibras do tipo monomodo só é possível com a utilização de laser. Contudo, o equipamento é mais caro que o dos sistemas multimodo. Esse tipo de fibra é utilizado em sistemas telefónicos.
Banda: até 100 GHz.km
Núcleo: 8 micrometros (µm)
Atenuação: entre 0,2 dB/km e 0,7 dB/km