No caso de configurarem os routers da figura anterior com rotas estáticas, quando um computador da rede 172.16.3.0 quiser comunicar com um da rede 172.16.4.0 sabe que tem de encaminhar o pedido para a interface 172.16.1.2 para que o próximo router resolva. No entanto, se houvesse um outro caminho (melhor), que não o existente na figura, que ligasse o router 1 ao 2 ele continuaria a encaminhar os pacotes pela mesma interface visto este endereçamento ser estático. Resumidamente, este tipo de endereçamento apresenta vantagens e desvantagens.
Rotas estáticas
Vantagens
Desvantagens
Rotas dinâmicas
Em vez de inserção manual, a tabela de encaminhamento será preenchida dinamicamente com base em protocolos de encaminhamento. Usa-se essencialmente para redes mudanças frequentes de topologias ou de grande dimensões. O preenchimento será então baseado em Métricas que podem variar entre:
Rotas dinâmicas
Contudo, os routers não analisam todas estas métricas em simultâneo. Existem para isso algoritmos que suportam os protocolos de encaminhamento e podem usar apenas uma ou mais métricas com veremos no ponto seguinte. À semelhança das rotas estáticas existem vantagens e desvantagens na utilização das rotas dinâmicas que são apresentadas abaixo.
Vantagens
Rotas dinâmicas
Desvantagens
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar