domingo, 20 de junho de 2010

Rotas estáticas e dinâmicas (continuação) Rotas estáticas


Inseridas manualmente (implica pessoal especializado) através de comandos de administração para gerir a tabela de encaminhamento.


No caso de configurarem os routers da figura anterior com rotas estáticas, quando um computador da rede 172.16.3.0 quiser comunicar com um da rede 172.16.4.0 sabe que tem de encaminhar o pedido para a interface 172.16.1.2 para que o próximo router resolva. No entanto, se houvesse um outro caminho (melhor), que não o existente na figura, que ligasse o router 1 ao 2 ele continuaria a encaminhar os pacotes pela mesma interface visto este endereçamento ser estático. Resumidamente, este tipo de endereçamento apresenta vantagens e desvantagens.


Rotas estáticas

Vantagens

Maior segurança, uma vez que existe apenas um caminho de entrada/saída da rede;
Processamento da informação no router mais rápido.

Desvantagens

Sem redundância ou tolerância a falhas - no caso de um link falhar, perde-se a comunicação por completo, já que o router não irá tentar descobrir um caminho alternativo;
Em redes de grandes dimensões torna-se impraticável configurar todas as rotas manualmente.

Rotas dinâmicas

Em vez de inserção manual, a tabela de encaminhamento será preenchida dinamicamente com base em protocolos de encaminhamento. Usa-se essencialmente para redes mudanças frequentes de topologias ou de grande dimensões. O preenchimento será então baseado em Métricas que podem variar entre:

Números de saltos (hops)
Atrasos (delay);
Custo dos caminhos – valor atribuído arbitrariamente pelo administrador da rede;
Congestionamento;
Fiabilidade.

Rotas dinâmicas

Contudo, os routers não analisam todas estas métricas em simultâneo. Existem para isso algoritmos que suportam os protocolos de encaminhamento e podem usar apenas uma ou mais métricas com veremos no ponto seguinte. À semelhança das rotas estáticas existem vantagens e desvantagens na utilização das rotas dinâmicas que são apresentadas abaixo.

Vantagens

Garante redundância e tolerância a falhas;
Boa aplicabilidade para redes de grande dimensões.


Rotas dinâmicas

Desvantagens

Falta de controlo nas rotas escolhidas (tarefa do protocolo de encaminhamento);
Processamento da informação no router mais lento devido aos cálculos impostos pelo protocolo de encaminhamento.


1 comentário: